Seja bem-vindo ao MAS – Museu de Arte Sacra

O Museu de Arte Sacra tem o objetivo de preservar os objetos de arte sacra que por razões históricas, artísticas e por estarem obsoletos dentro de suas funções litúrgicas devem ser conservados com o máximo de cuidado e valorização.
São destaque a cabeça de Cristo atribuída ao Aleijadinho, a pintura ‘Fuga para o Egito’ de Venâncio do Espírito Santo, que tem como cenário a antiga vila e o retábulo da Capela de Nossa Senhora da Ajuda, remanescente da Fazenda do Pombal.  Foi inaugurado em 21 de abril de 1992, mas idealizado desde a década de 1970, pelo Monsenhor Paiva auxiliado pelo professor Elmer Cypriano Corrêa Barbosa (PUC-RJ) e com o apoio de Tancredo de Almeida Neves. Hoje é juridicamente uma fundação que está no seio da Paróquia Nossa Senhora do Pilar.
No ano de 2009, o MAS foi restaurado com o patrocínio da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais-FIEMG, dentro de conceitos museológicos contemporâneos. Com a reinauguração no dia 04 de março de 2010, o Museu apresenta todas as condições para seu pleno funcionamento.