educação patrimonial

Este projeto mescla cultura, educação, conscientização e saber através da realização de visitas guiadas com escolas do município de São João del-Rei e região ao MAS-Museu de Arte Sacra de SJDR.

Cada visita acontece em momentos diferenciados: A visitação ao MAS-Museu de Arte Sacra de SJDR, quando os alunos recebem informações sobre o MAS através da pedagoga Ana Cristina Ferreira.

Integra a visita-guiada, um piquenique no MAS-Museu de Arte Sacra de SJDR e discussão sobre cultura e identidade, quando os alunos participam de uma roda de conversa e debatem sobre diversas palavras-chaves, como “cidadania”, “patrimônio”, “preservação”, entre outras. Refletem em uma ficha sobre o projeto e registram em uma frase esta experiência, algumas frases são selecionadas e disponibilizadas no Facebook e no Blog do Projeto MAS do projeto. Recebem de presente material pedagógico e uma “Pasta de documentos”, para que possam guardar os seus documentos, fotos etc, incentivando-os a se organizarem e a cuidar melhor de seus arquivos.  Em seguida, fazem um tour pelo Centro Histórico, passando por alguns dos principais pontos turísticos de São João del-Rei, como:  Rua Santo Antônio, Igreja do Rosário, Solar das famílias Neves e Lustosa, Memorial Dom Lucas Moreira Neves, Igreja Nossa Senhora do Pilar, Igreja Nossa Senhora das Mercês, Igreja Nossa Senhora do Carmo e Centro Cultural da UFSJ-Universidade Federal de SJDR etc, onde as visitas são complementadas com oficinas práticas de arte-educação. As fotos das visitas são disponibilizadas no site, Facebook e no Blog do MAS-Museu de Arte Sacra de São João del-Rei: atividades culturais