artigos eclesiásticos

Projeto para o condicionamento do acervo documental do Museu de Arte Sacra de São João del-Rei.

Segundo André Dangelo, autor deste projeto, os materiais de construção, de acabamento e de equipamentos obedecem a rigorosas especificações de segurança contra acidentes, agressão ambiental e biológica e assegura uma boa conservação do acervo. Os revestimentos internos são de cores claras por sua capacidade de proporcionar isolamento contra calor e umidade. O mobiliário é metálico, fabricado em São João del-Rei com estantes instaladas em fileiras geminadas, prateleiras e armários. Ele recomenda condições adequadas de  temperatura e de umidade relativa ao ar, elementos vitais para prolongar a sobrevivência dos registros. Recomendando climatização adequada, com monitoramento constante da (UR). Em anexo, o MAS-Museu de Arte Sacra disponibiliza uma área de trabalho e pesquisa para o público confortável, espaço multiuso que também abriga exposições temporárias e diversas ações culturais, também sede da Associação Amigos de São João del-Rei.

A instalação deste mobiliário do Arquivo Eclesiástico é uma iniciativa da Associação Amigos de São João del-Rei e integra o projeto MAS-Museu de Arte Sacra: atividades culturais, elaborado por Alzira Agostini Haddad, Ana Maria Biavatti e Mauro André Santos, diretor do MAS-Museu de Arte Sacra, que coordenou esta ação cultural do projeto. Contou com o apoio da Atitude Cultural, do Governo do Estado de Minas Gerais e com o patrocínio do SESI-FIEMG. Ressaltamos que esta ação de resgate, proteção e disponibilização deste acervo é o resultado de um antigo sonho e empenho pessoal do Monsenhor Sebastião Raimundo de Paiva, que sempre pôde contar com o imprescindível apoio de Andrea Neves, Robson Braga e Paróquia da Catedral Basílica de N. S. do Pilar. É necessário agendar a sua visita profissional para ter acesso a este acervo/documentos, pelo telefone: (32) 3371-7005.